Estudo da Quaest publicado hoje (01/07) revelou que os cachorros sem raça definida (SRD) são os mais populares no Brasil. De acordo com a pesquisa, 32% dos cães com tutor no país são SRD, enquanto outros 62% são de raças diversas e 6% dos tutores não sabem se o cachorro é de raça ou não.
Já entre os gatos, 52% dos que possuem tutor são sem raça definida, enquanto 32% são de raça diversas e 16% não sabem.
O estudo mostrou ainda que 94% dos brasileiros têm ou já tiveram em algum momento um animal doméstico. 72% das pessoas têm pelo menos um cão, gato ou algum outro animal, enquanto 22% já tiveram e apenas 6% nunca passaram por essa experiência.
Entre os possíveis animais domésticos, os cães são mais populares. Entre os entrevistados, 47% dos tutores já tiveram ou têm um cachorro, comparado com 23% de gatos, 12% de pássaros, 6% de peixes, 6% de roedores, 3% de tartarugas e 3% de outros animais.
Um fato que a pesquisa escancarou é que os mais ricos têm mais animais domésticos. Entre os lares com renda superior a cinco salários mínimos, 84% têm algum animal, enquanto o percentual é de 60% em domicílios com renda de até dois salários mínimos. Além disso, 16% dos entrevistados que não são tutores dizem que a falta de dinheiro é o principal empecilho.
Outros motivos citados para não adotar um animalzinho são falta de espaço (20%), problemas de saúde (16%), falta de interesse (13%) e muita responsabilidade (10%).
Para o levantamento, foram entrevistadas 1.001 pessoas por formulários online entre os dias 17 e 20 de junho. O nível de confiança é de 95%, de acordo com a Quaest.