Uma cachorra chamada Nina foi atingida por um disparo durante um confronto entre policiais militares e criminosos no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, Zona Norte do Rio de Janeiro. Após a cirurgia em uma clínica veterinária na Mangueira, ela recebeu alta e voltou para casa.
Outro caso semelhante aconteceu com um cachorro chamado Irajá, baleado na comunidade Para Pedro. Sem um tutor, ele foi levado para a clínica, onde recebeu tratamento. Segundo Luiz Ramos, secretário da área veterinária municipal, episódios como esses são frequentes devido aos confrontos urbanos e aos animais considerados incômodos por traficantes.
Há relatos de ameaças a animais em comunidades controladas por facções, que exigem a remoção sob risco de morte se representarem perigo aos criminosos. A equipe médica enfrenta desafios emocionais, como relata Eduardo Silva Santos Júnior, ao tratar ferimentos graves em animais indefesos.
Apesar dos desafios, esforços são feitos para resgatar e tratar esses animais, com a esperança de encontrar lares adotivos para eles.
Fonte: R7