A União Protetora dos Animais (Uipa) assumiu o caso de dois cãezinhos e um gato que eram frequentemente agredidos e torturados pelo próprio tutor em Itapetininga, no interior de São Paulo.
Fernanda Nery, presidente da ONG, disse ao G1 que “as correntes eram curtas e os animais estavam desesperados. Inclusive, uma das cachorrinhas estava ficando com o pescoço deformado de tão apertada que estava a coleira. Todos eles estavam machucados, com marca de lesões e cheios de carrapatos e pulgas”.
Após moradores gravarem um vídeo comprovando o crime de maus-tratos, uma ocorrência foi registrada na noite de 23 de março. O vídeo evidencia o homem xingando os animais e lançando um dos cachorros contra a parede.
Assista ao vídeo.
Após o flagrante, a PM foi acionada e voluntários da Uipa foram ao local para resgatar os animais. Após vistoria, foi encontrado na casa do agressor uma barra de ferro com corrente e um pedaço de madeira envolvido com arame farpado e lâminas.
Ainda segundo informações do portal G1, o material foi apreendido e o homem foi levado ao Plantão Policial, onde foi liberado após prestar depoimento.
Fernanda Nery lamenta que “as cachorrinhas eram espancadas e as evidências, os vídeos e toda a situação de tortura não foram suficientes para manter esse homem preso”.
Testemunhas contaram aos policiais que as cenas de maus-tratos são frequentes e que o tutor dos animais é dependente químico.
Os animais seguem sob cuidado da ONG Uipa após passar por exames veterinários para identificar a extensão dos danos das lesões.