Um cenário de abandono e desespero se tornou uma corrida contra o tempo na comunidade Porto de Areia em Carapicuíba, São Paulo. Dezenas de cães e gatos foram deixados para trás após a desapropriação do terreno, e agora lutam pela sobrevivência sem água, comida ou abrigo, aguardando a chegada de tratores que devem demolir tudo no dia 10 de setembro.
Segundo relatos angustiantes de protetoras de animais que estão no local, a situação é “extremamente grave”. Estima-se que cerca de 90 animais tenham sido abandonados pelos tutores, sendo que a maioria dos cães foi deixada presa por correntes dentro das casas vazias, impossibilitados de fugir ou buscar alimento. Além de passarem fome e sede, eles estão visivelmente abatidos pela tristeza e pelo abandono.
Um grupo valioso de protetoras, incluindo o projeto Mate a Minha Fome, tem visitado o terreno para oferecer o mínimo de alívio, alimentando os animais com rações e colocando água. No entanto, a falta de um local para abrigar todos os animais torna o resgate uma tarefa impossível.
Ver essa foto no Instagram
As voluntárias têm se desdobrado para levar água e ração diariamente, mas a situação é preocupante. A maior necessidade no momento é de ração, principalmente para gatos, além de apoio físico, lares temporários (LT) e adoções.
Quem quiser ajudar pode doar rações, oferecer espaço para acolhimento ou mesmo adotar um dos animais. Para ajudar, entre em contato com Fátima, pelo número (11) 98918-8651, ou Fernanda, no Instagram @brechopatinhasdobem.