A secretaria de Agricultura de Patos juntamente com o apoio da Política Rodoviária Federal – PRF tem intensificado o trabalho de fiscalização e recolhimento de animais abandonados nas ruas e nos trechos das rodovias federais, no intuito de evitar o número de acidentes no tráfego de veículos, bem como a própria preservação dos espaços públicos nas áreas urbanas.
De acordo com Sebastião dos Santos, a atuação do trabalho é feita a parti da identificação dos animais encontrados abandonados ou soltos em lugares impróprios, para depois ser conduzido até o parque de exposição, Godofredo Medeiros, onde é disponibilizado todo o acompanhamento e cuidado com a alimentação durante o período até que seja localizado o tutor.
“Fazemos um trabalho sério, iniciando pelo recolhimento desses animais, que são encaminhados até o local de abrigo e lá recebem a atenção de três funcionários da Prefeitura, que distribuem a ração duas vezes durante o dia, além do abastecimento de água nas caixas para os animais e o próprio acompanhamento de exames veterinários que é feito pelos alunos da UFCG”, comentou o secretário.
Em relação ao registro de morte e outros casos de complicações a saúde dos animais, Sebastião dos Santos, informou que muito dos animais recolhidos são encontrados em situação de maus-tratos. “Muitos dos animais são encontrados em locais comendo lixo, lavagem, sacos plásticos. Outros, totalmente abandonados com vários ferimentos, patas quebradas e infelizmente acabam morrendo por não resistir ao próprio tratamento que é feito devido o comprometimento de suas condições”, comentou.
Todo o trabalho realizado pela secretaria de Agricultura em parceria com órgãos de fiscalização e apoio é acompanhado pelo Ministério Público Estadual por meio do envio de relatórios mensais.
Termo de adoção
Após o recolhimento do animal para o Parque de Exposição, percorrido o prazo de até cinco dias e o tutor não comparecer ao local, fica permitido à adoção por meio da assinatura de um termo entre a secretaria e o beneficiário.
“A doação pode ser feita respeitando o período estabelecido, esclarecendo que os interessados devem assinar um termo de comprometimento com a responsabilidade do destino do animal para a Zona Rural, uma vez que já realizamos doações para pessoas na área urbana e os animais voltaram a ser abandonados”, explicou Sebastião dos Santos.
Fonte: Patos Oline