Graças a uma ação da organização SPCA International, cerca de 300 animais resgatados no Afeganistão após a retomada do Talibã tiveram a oportunidade de reencontrar seus tutores que se refugiaram no Canadá. Os finais felizes foram possíveis com o auxílio de mais de 200 voluntários, que montaram uma corrente de apoio com ONGs de Cabul e captaram recursos para fretar voos.
O drama dos tutores separados dos seus animais domésticos começou em agosto de 2021. Muitas famílias fugiram com a tomada de poder do Talibã e deixaram seus animais para trás. Ativistas e ONGs se uniram para resgatar o maior número de animais e transportá-los para fora do Afeganistão. Muitos animais em situação de rua também foram salvos e levados para o Canadá e os EUA.
Cães são considerados impuros pelo regime do Talibã e correm risco de morte no Afeganistão. A ação dos ativistas promoveu o recomeço para muitas famílias e seus animais queridos. A SPCA International usou suas redes socias para divulgar alguns reencontros emocionantes, como o do gatinho Barfi com o seu tutor Ali.
“Depois de um ano separados, Ali se reuniu com seu gato, Barfi. Foi um reencontro emocionante, cheio de lágrimas de felicidade e MUITOS aconchegos. Ser capaz de reunir os cães e gatos #MissionPossible com aqueles que mais os amavam foi incrivelmente gratificante. Mal podemos esperar para compartilhar mais histórias de reencontro com todos vocês”, celebrou a organização.
Ver essa foto no Instagram