EnglishEspañolPortuguês

DEBILITADOS E FERIDOS

Animais resgatados das ruas 'definham até a morte' em abrigo da Prefeitura de São Luís, diz denúncia

A denúncia foi feita por um funcionário da Blitz Urbana, que preferiu não se identificar. As imagens feitas pelo próprio funcionário mostram animais magros, debilitados e com ferimentos.

17 de agosto de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Animais sofrem maus-tratos em abrigo da prefeitura de São Luís, denunciam funcionários — Foto: Reprodução/TV Mirante

Animais de grande porte, como cavalos, jumentos e bois, resgatados das ruas, estariam vivendo em situação de abandono e maus-tratos em um abrigo administrado pela Prefeitura de São Luís, na zona rural da capital do Maranhão. A denúncia foi feita por um funcionário da Blitz Urbana, que preferiu não se identificar.

“Esses animais são apreendidos nas ruas, nas vias de São Luís e levados para este abrigo, que eu chamo de cemitério. Porque o animal entra relativamente bem e ele definha até a morte”, disse o funcionário.

As imagens feitas pelo próprio funcionário mostram animais magros, debilitados e com ferimentos. Segundo o denunciante, muitos chegam ao local após serem resgatados nas ruas e acabam morrendo por falta de alimentação e cuidados veterinários. Ele afirma que, entre janeiro e março deste ano, dez animais morreram no abrigo.

“Eu nunca vi um animal chegar lá com um machucado, isso, aquilo, e melhora. Não, todo animal que chega lá… ele cai”, disse.

O abrigo fica localizado em um terreno na Vila Samara, sem infraestrutura adequada e com fácil acesso. A equipe da TV Mirante esteve no local e encontrou três animais – dois cavalos e um jumento – no espaço, onde havia apenas água e capim. O abrigo possui duas entradas, mas nenhuma delas têm fiscalização e qualquer pessoa pode entrar ou retirar os bichos.

Segundo o médico veterinário Renan Nascimento Morais, consultado pela reportagem, apesar de os animais serem retirados das ruas, no abrigo eles continuam em situação de abandono e maus-tratos. Após analisar as imagens, ele identificou sinais de infestação por carrapatos e desnutrição, condições que podem levar à morte.

“Vai vir a óbito brevemente. Têm o maus-tratos que eles foram recolhidos e têm os maus-tratos que não tem nenhum profissional adequado, especializado para tratar esses animais. A Prefeitura precisa arrumar e construir um local adequado para colocar esses animais dignamente”, avaliou.

São Luís é a única cidade da Grande Ilha que tem abrigo administrado pela prefeitura para retirar os animais das ruas. Os resgates são realizados pela Blitz urbana.

O que diz a Prefeitura de São Luís?

A Prefeitura de São Luís informou, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, que a maioria dos animais apreendidos já chega ao abrigo debilitada e que todos recebem alimentação adequada. Disse ainda que está em processo de aquisição de insumos para melhoria do local e que a Blitz Urbana realiza monitoramento do abrigo, com reforço na segurança da área. Leia abaixo a nota na íntegra.

“A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) informa que a Blitz Urbana é a unidade responsável pela fiscalização e apreensão de animais de grande porte soltos em vias públicas, bem como pelo manejo desses animais no abrigo localizado na Vila Samara.

A Semurh esclarece ainda que, em geral, a maioria dos animais apreendidos é oriunda de situação de abandono, estando em grande parte já em condições de saúde debilitada. Os animais resgatados recebem alimentação adequada, à base de ração apropriada, garantindo o atendimento às suas necessidades nutricionais.

A Semurh reconhece a importância do bem-estar animal e, por isso, está em processo de contratação para aquisição de materiais e insumos essenciais para a melhoria do local.

Quanto à fiscalização, a Blitz Urbana realiza monitoramento periódico do local e está trabalhando no reforço da segurança da área”.

Fonte: g1

    Você viu?

    Ir para o topo