EnglishEspañolPortuguês

Animais resgatados em áreas de enchentes de Porto Velho serão encaminhados para adoção

23 de março de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
A maioria dos animais estão no canil da Associação e cerca de 100 estão no Canil Municipal do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias (DCZ). (Foto: Frank Néry/Prefeitura de Porto Velho)
A maioria dos animais estão no canil da Associação e cerca de 100 estão no Canil Municipal do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias (DCZ). (Foto: Frank Néry/Prefeitura de Porto Velho)

A Associação Protetora Animais Desamparados – Amigos de Patas realizará hoje a 2ª Feira de Adoção de cães e gatos resgatados das áreas afetadas pela cheia do rio Madeira. O nível do rio alcançou a marca de 19,44 metros na manhã deste sábado (22). O evento será no Parque da Cidade, na Avenida Calama, subesquina com Avenida Rio Madeira, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, das 10h às 15h.

A Associação pretende levar 140 animais para adoção. ”De início a gente vai levar uns 70 entre cães gatos e, na medida que são adotados vão mais 70. Só de filhotes a gente tem 60”, conta a presidente da Associação Clotilde Brito.

De acordo com a presidente da Associação, na primeira feira realizada no dia 9 de março cerca de 100 animais foram adotados e uma próxima feira está programada para o dia 16 de abril. O aumento da frequência de feira de adoções, segundo Clotilde, é por conta a quantidade de animais resgatados nas áreas de alagações de Porto Velho. ”A demanda é muito grande. Nós estamos com mais 400 animais retirados de áreas atingidas pelo rio Madeira”, observa.

A maioria dos animais estão no canil da Associação localizada na rua do Sol, sem n°, bairro Planalto e cerca de 100 estão no Canil Municipal do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias (DCZ), mas sobre os cuidados da Associação.

Com tantos animais para manter, Clotilde pede também a colaboração com doações de rações. A instituição também pede a doação de produtos de limpeza, sachês para gato filhote e de medicamentos (pomada epitezam,água boricada, gazes, algodão, chemetril, luvas tamanho p, cebion, cetaconazol – spray, seringas 3ml). A Associação ainda disponibiliza a conta corrente nº 25148-8 da agência 3181-x do Banco do Brasil para depósitos.

Resgate

O trabalho de resgate dos animais acontece desde o início da cheia do rio Madeira em uma iniciativa conjunta da Associação Amigos de Patas, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Polícia Ambiental, segundo Clotilde. Neste fim de semana a meta é retirar os animais da comunidade Catarina no lado esquerdo do rio Madeira.

Clotilde conta que o alvo não são só os animais domésticos e, também, vacas, bois e cavalos encontrados da região. ”É um trabalho mais difícil. Nós estamos reivindicando a balsa que foi cedida para a Secretaria de Agricultura Municipal para conseguir fazer os resgates”, afirma Clotilde.

O que é preciso para adotar?

Para adotar é preciso ter mais de 18 anos, quintal ou canil para deixar o animal, além de preencher um formulário no ato da adoção. Clotilde informa que após o animal ser adotado, a Associação faz visita aos novos lares dos adotados.

Serviços:

2ª Feira de adoção da Associação Amigos de Patas

Local: Parque da Cidade, na avenida Calama, esquina com avenida Rio Madeira, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto ( Atrás do Porto Velho Shopping)

Horário: Das 10h às 15h

Informações: (69) 99 82 2772 ( Clotilde)

Fonte: Portal Amazônia

Você viu?

Ir para o topo