Anta
Este animal vive em vários tipos de meio ambiente: floresta, savana, arbustos, pastagens e zonas úmidas do interior. O maior mamífero terrestre nativo sobrevivente na Amazônia já está extinto em partes do Brasil e em outros lugares da região amazônica.
Status da Lista Vermelha: Vulnerável.
Gato-maracajá
A perda de habitat devido ao desmatamento teve um efeito devastador sobre este pequeno, solitário e noturno gato selvagem.
Status da Lista Vermelha: quase ameaçado.
Uacari-Branco
Este macaco de aparência estranha com seu rosto vermelho brilhante e cabeça careca é restrito a habitats arborizados próximos à água na Amazônia ocidental do Brasil e do Peru. O número de indivíduos está diminuindo rapidamente, com quatro subespécies perto da extinção.
Status da Lista Vermelha: Vulnerável.
Boto-cor-de-rosa
Esta espécie de golfinho do rio Amazonas é distinguido por sua tonalidade rosa. A perda de habitat e o emaranhamento inadvertido nas linhas de pesca são duas razões pelas quais os números estão diminuindo.
Status da Lista Vermelha: Em perigo.
Pato-mergulhão
O pato-mergulhão é uma das aves aquáticas mais ameaçadas do mundo. O soterramento dos rios causado pela expansão das atividades agrícolas, mineração, degradação de bacias hidrográficas e erosão do solo, bem como pelo desmatamento, levou essa espécie a chegar a possivelmente 250 aves ou menos sobreviventes na natureza.
Status da Lista Vermelha: Criticamente ameaçada.
Veja a lista completa aqui: https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/animais-que-estão-desaparecendo-da-amazônia/ss-AA18aMmS?li=AAggXC1#image=9