Por Giovanna Chinellato (da Redação)
Esse ano, a região de El Chaco, na Bolívia, enfrentou seu verão mais árido em 20 anos. A seca prolongada causou faltas d’água afetando animais e pessoas pobres. Para ajudar esses animais, uma ONG está realizando uma operação que irá levar água a pequenos fazendeiros com animais duas vezes ao dia, por dois meses. Estima-se que 9.000 animais venham a ser beneficiados com o projeto.
“Faz meses que eles sofrem na seca e já morreram mais de 15 bois”, disse um fazendeiro boliviano. “A ajuda chegou bem a tempo- sem ela, os animais morreriam de sede.”
Desde novembro de 2009, a Bolívia passou por uma queda significante no volume de chuvas, que afetou todas as nove províncias do país. No final de junho, o governo nacional declarou situação de emergência para a região de El Chaco, uma vasta área rural no sul do país.
Na época, a água fornecida pelo governo não supria a necessidade de 19000 famílias, o que significa que os 12000 animais estavam extremamente sedentos.
Três caminhões de 15000 litros levarão água para os bois diariamente. Outros animais, como cavalos, cães, porcos e cabras, se beneficiarão da água também. Essa é uma solução temporária, até que o governo da Bolívia possa cavar mais poços na região, ou fornecer caixas d’água e tanques para as pessoas e animais.