Segundo a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF), Karina Groch, o grupo de baleias era provavelmente composto por dois machos e uma fêmea. Ela conta que ainda irá analisar as imagens coletadas para afirmar com certeza, mas acredita que seja um grupo de acasalamento. “Os machos ficam competindo pela atenção da fêmea, interagindo bastante”.
Karina conta que sentiu a impressão de que os botos escoltaram as baleias. “Foi um comportamento muito interessante. Em determinado momento, duas baleias saíram do canal e os golfinhos se separaram para acompanhar todas as três”.
A entrada no canal não é novidade, foi registrada nos últimos anos pelo PBF, mas causa certa preocupação; em 2003, uma fêmea juvenil entrou dez quilômetros pelo canal até a lagoa de Santa Marta Pequena e encalhou, sendo resgatada um dia depois. “A gente sempre fica alerta para nos certificar de que elas não nadem para o lado errado. A comunidade até já se acostumou com elas”, diz Karina.
O lobo-marinho ficou mais isolado e chegou a brincar com um peixe na frente da plateia que se formou para assistir ao espetáculo, bem perto das rochas. De acordo com Karina, nesta época do ano os lobos-marinhos vêm descansar na costa.
Fonte: Sul Notícias