O Dia das Crianças contou com algumas opções de lazer em vários pontos da cidade, mas no Parque Zoobotânico de Salvador, em Ondina, Bahia, as crianças tiveram uma grande surpresa. No lugar de onças, ursos e leões, elas encontraram humanos em uma das jaulas do zoológico. “Meu Deus, mãe! Por que eles estão presos lá dentro? Eles fizeram alguma coisa grave?”, espantou-se Lara Souza, de 7 anos.
A intenção, no entanto, não era só a de causar surpresa, mas conscientizar crianças e adultos sobre o aprisionamento de animais, explicou o presidente do Instituto Abolicionista Animal, Heron Gordilho, que, junto com universitários de diversas áreas do conhecimento, realizou a ação de conscientização para o Dia das Crianças.
Na opinião do estudante de direito da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Gilmar Freire, os animais deveriam ficar em seu habitat. “Uma vez recuperados, os animais deveriam retornar ao seu habitat natural porque, assim como nós, humanos, eles também têm seus direitos”, diz Freire, que integra a equipe que promove ações em defesa dos animais.
A ação realizada no zoológico contou com o apoio de muitos pais, a exemplo do vendedor Dinaldo Rodrigues, 32 anos. “É importante porque mostra que todos nós somos a mesma coisa. Não somos melhores que nenhum desses bichos que estão aqui dentro”, disse.
*Com informações de A Tarde