EnglishEspañolPortuguês

VÍTIMAS DO TRÁFICO

Animais exóticos e silvestres são resgatados em apresentação de shopping em SC

Apresentador flagrado manipulando as aranhas, serpentes e outros animais no palco foi multado em R$ 24,5 mil.

24 de fevereiro de 2025
Caroline Borges
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ibama/Divulgação

Animais exóticos e silvestres foram resgatados após uma apresentação para crianças no Shopping Continente, em São José, na Grande Florianópolis, no sábado (22/02). Alguns não tinham documentação de origem enquanto outros entraram ilegalmente no país. O apresentador, flagrado manipulando as aranhas, serpentes e outros animais no palcofoi multado em R$ 24,5 mil.

As informações são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Instituto do Meio Ambiente (IMA) também participou da ação.

Em nota, o Ibama afirmou que chamou a atenção da equipe de fiscalização a desorganização do evento e que, em um determinado momento, crianças avançaram no palco e tocaram principalmente em uma jiboia e em uma mesa que havia caixas com outros animais, incluindo uma aranha peçonhenta.

O órgão afirmou ainda que o apresentador já havia sido autuado outras várias vezes e responderá judicialmente pelo crime ambiental, com agravante da reincidência. O Shopping Continente, que contratou o profissional segundo o Ibama, afirmou que irá “passar aos órgãos responsáveis todas as informações que forem solicitadas”.

Procurado, Amilton Berkenbrock afirmou que se equivocou ao levar os animais para a apresentação, mas que foi orientado pelos agentes de fiscalização e irá montar uma defesa sobre o caso com ajuda do advogado.

“Eu acabei me equivocando em fazendo algumas coisas das quais não eram dentro do que esperado nas normativas ambientais e acabou ocorrendo a apreensão”, disse.

Foto: Ibama/Divulgação

Segundo o Ibama, os animais silvestres, aqueles nativos do Brasil, não tinham a documentação de origem, enquanto os exóticos, de fora do país, entraram no Brasil de forma ilegal e podem representar risco de se tornarem espécies invasoras caso escapem ou sejam soltos na natureza.

Os animais foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Rio Vermelho, em Florianópolis. Alguns animais mortos também foram apreendidos. Veja a lista:

Vivos:

  • 3 cobras-do-milho
  • 1 jiboia
  • 1 tarântula
  • 2 sapos
  • 1 Perereca Australiana
  • 1 Aranha Marrom

Mortos ou partes:

  • 1 cobra-de-vidro
  • 1 cobra cega
  • 1 pele de sucuri

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo