EnglishEspañolPortuguês

CRIME

Animais em situação de rua são feridos a golpes de faca e revoltam moradores de Betim (MG)

Polícia está investigando o caso; pena de maus-tratos e de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa

29 de junho de 2022
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo Pessoal

Manhã de domingo (26) quando Michel Martins Vieira, morador de Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte, encontrou dois cães em situação de rua que cuida ao lado da esposa, Liliane da Silva Andrade, com vários ferimentos na região da cabeça. Saudade e Pandora estavam com diversas perfurações que ele acredita ser de uma faca. A cena causou indignação na família e em outros moradores, que nutrem um carinho pelos animais que estão há pelo menos três anos no bairro Cidade Verde.

Apesar de viverem na rua, Saudade e Pandora foram castradas e são alimentadas pelo casal e moradores da região. Negão, um outro cão de rua que eles cuidam, não sofreu ferimentos.

O morador levou os cães para atendimento médico veterinário na Superintendência de Proteção Animal (Sepa) e, posteriormente, registrou boletim de ocorrência de maus-tratos. No registro, a polícia destacou que os “cães são dóceis e estavam com ferimentos grandes, principalmente na região da cabeça”.

Michel percorreu pelo bairro na tentativa de encontrar o local onde as agressões ocorreram, porém não conseguiu identificar. Recentemente, de acordo com ele, pessoas reclamaram dos animais em um grupo de WhatsApp.

“Alguém que tem raiva desses animais e se sente incomodado da gente cuidar deles. Tem aproximadamente três anos que estão com a gente, nunca aconteceu uma ocorrência de uma pessoa relatar que foi atacada por eles”, relatou o morador, que acrescentou: “a pessoa que fez isso com os animais é um monstro, não pode nem chamar de ser humano, porque são totalmente inofensivos e muito dóceis com as pessoas”.

O morador recorda que, em data pretérita, uma pessoa chegou a acionar o Corpo de Bombeiros para averiguar a situação dos cães. “Eles constataram que eles eram bem cuidados”, disse.

Foto: Arquivo Pessoal

Estado de saúde dos animais

Segundo Michel, Saudade já recebeu alta e está sendo cuidada em sua própria casa, no entanto, a Pandora, que foi gravemente ferida, segue internada.

“A Pandora, que tinha os ferimentos mais graves, ficou internada e a Saudade está aqui em casa com a gente. Eles são animais comunitários. No que pese a gente teve todo cuidado com eles, pagamos para castrar, vacinar. São queridos aqui na rua, eles, inclusive, adoram fazer caminhada. Tem uma vizinha aqui que às 5h da manhã eles estão na porta dela esperando para fazer caminhada com ela, tem outro vizinho aqui, que é motorista de ônibus, que às 3h da manhã ele fica no ponto com ele, esperando ele embarcar. Aqui na rua eles são muito queridos”, contou o morador.

Saiba como ajudar

Conforme Michel, muitas pessoas têm ajudado com doações principalmente para o tratamento da Pandora, que foi a cadela mais atingida. Quem quiser contribuir pode procurá-los nas redes sociais.

Resposta da Polícia Civil

“A Polícia Civil recebeu a denúncia, registrada nesta segunda-feira (27/6), de infração de maus-tratos a animais e os fatos seguem sendo apurados pela 2ª Delegacia de Polícia Civil em Betim”.

Fonte: Itatiaia

Você viu?

Ir para o topo