EnglishEspañolPortuguês

ALERTA

Animais em situação de rua podem sofrer com nova e intensa massa de ar polar

6 de junho de 2022
Magnolia Gomez | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

O frio rigoroso do último mês trouxe preocupações para ONGs e protetores quanto à proteção de animais em situação de rua. Agora, as previsões do tempo voltam a assustar, com possibilidade de temperaturas negativas em várias localidades da região Sul. Segundo metereologistas, em 2022, o inverno começou mais cedo, por volta da segunda semana do mês de maio, com a chegada de uma massa de ar polar, que contribuiu para ocorrências de geadas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e neve na Serra Catarinense.

Os milhares de animais desamparados em situação de rua sofrem diariamente com a chegada do inverno. Em algumas regiões mais frias, os cuidados devem ser redobrados e recomendação de protetores do animais é que a população amplie a sua compaixão e auxilie como puder, adotando, abrigando animais em lares temporários ou colocando casinhas com cobertinhas e proteções na rua, na porta de casa, em frente ao trabalho e onde for necessário e possível ajudar um animal.

Assim como para os humanos, o frio pode trazer diversos problemas de saúde aos animais, tais como gripes, resfriados e doenças respiratórias (que podem se agravar para pneumonias), principalmente as pessoas e animais que se encontram vulneráveis em situação de rua. Cobertas e agasalhos doados são de extrema importância, pois é comum vermos pessoas que passam frio para poderem dividir abrigo e roupas com os seus animais. Também não podemos esquecer de tutores que deixam seus animais do lado de fora da casa, onde estarão mais suscetíveis ao frio. Nesse caso, o ideal é abrigar o animal em casinhas com cobertinhas.

Foto: © aquatarkus | Adobe Stock

Mínimas negativas e elevado potencial para geadas

Segundo informações publicadas no portal O Tempo, “por volta da proxima quinta-feira (09) uma frente fria se forma e atua entre os estados do Paraná, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Na retaguarda desse sistema se encontra uma massa de ar polar intensa que atua sobre a Argentina, elevando o potencial para a formação de geadas abrangentes na Região Sul no próximo sábado, dia 11 de junho.”

“Na madrugada de sexta-feira (10), que se inicia a incursão da massa de ar polar pelo Brasil, com ar frio se espalhando e sendo impulsionado por um ciclone extratropical a sudeste do Rio Grande do Sul e do Uruguai. O ar gélido penetra e consegue chegar até a Região Norte, estado de Goiás e metade sul de Minas Gerais até o período da noite, quando serão registradas as mínimas do dia. No sábado (11), o centro da massa de ar polar atua sobre a Região Sul e o ar frio continua atuando em todo o centro-sul e avança até o estado do Amazonas e Acre. No entanto, o destaque fica para as temperaturas mínimas em 0°C ou negativas que podem ser registradas na Região Sul.”

Você viu?

Ir para o topo