Gato no topo de uma árvore, ave enroscada em linha de pipa, cachorro com a cabeça presa no vão do portão, animal que caiu no rio…São inúmeras as situações e locais de risco que os animais se envolvem ou são envolvidos. E no desespero, as pessoas ligam para o Corpo de Bombeiros.
Erradas não estão, mas é bom esclarecer que da mesma forma que é preciso pedir auxílio de uma autoridade competente, é necessário também que alguém se responsabilize pela guarda do animal doméstico, assim que a operação for concluída. Infelizmente não há locais públicos disponíveis para “acomodação” destes animais.
No caso de animais silvestres, as autoridades realizam o resgate eles são encaminhados para parques e instituições competentes.
No estado de São Paulo, os bombeiros atendem mais de 100 ocorrências diariamente envolvendo salvamento e resgate de animais. Geralmente são animais silvestres (onça, cobra, mamíferos maiores) que oferecem risco a população ou animais domésticos que se encontram em áreas de risco. Aqui no site da ANDA há diversas notícias que comprovam a batalha e as vitórias destes profissionais.
O Major Palumbo, do Corpo de Bombeiros, esclarece o trabalho realizado pela corporação e explica como atuar. Veja vídeo aqui.
Com informações de: Entre Pets e Beijos | R7