Os animais viviam em ambiente insalubre e defecavam sangue. Foram resgatados seis cachorros e seis gatos
Cachorros e gatos em estado avançado de inanição foram resgatados na manhã desta quarta-feira (4) de uma casa em Piedade, no Rio de Janeiro, após serem submetidos a maus-tratos.
Eram 12 animais no total, sendo seis gatos e seis cães. Eles viviam em ambiente insalubre e defecavam sangue. Um dos cães apresentava uma infecção grave em um dos olhos, que terá que ser removido por meio de procedimento cirúrgico.
De acordo com a polícia, o caso foi descoberto após vizinhos efetuarem uma denúncia. Os tutores dos animais irão responder criminalmente por maus-tratos. As informações são do portal G1.
A operação de resgate foi realizada por representantes da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara de Vereadores do Rio, policiais e integrantes da Subsecretaria Municipal de Bem-Estar Animal.
“Os vizinhos contaram que vários animais já morreram dentro dessa casa dos horrores. Sabe-se lá o que foi feito dos cadáveres dos animais”, disse o vereador Luiz Carlos Ramos Filho (Podemos).
No local, eram produzidos alimentos para restaurantes, o que levantou à suspeita, segundo o parlamentar, de que corpos de animais possam ter sido usados na preparação das refeições.
Com a chegada das equipes, a proprietária da casa tentou impedir a entrada dos agentes na residência.
O subsecretário da Subsecretaria Municipal de Bem-Estar Animal (Subem), Roberto de Paula, afirmou que o estado de saúde dos animais é “bastante preocupante”. Eles foram resgatados pelos policiais e ficaram sob a responsabilidade da prefeitura.
“Eles estão desidratados, debilitados… Todos serão levados ao nosso Centro de Proteção Animal Fazenda Modelo, para que possam receber os cuidados necessários”, afirmou o subsecretário.
A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses afirmou que enviaria uma equipe ao local, assim como uma equipe da Coordenação de Alimentos para “conferir as condições higiênico-sanitárias e inspecionar os processos da possível produção de alimentos feita no endereço”.