Setenta e cinco cães e gatos foram transportados de abrigos no centro do Texas para o santuário da Best Friends Animal Society, no estado de Utah, depois que enchentes devastadoras atingiram a região nos últimos dias. A operação foi realizada nesta quarta-feira (09/07), para liberar espaço nos abrigos locais e receber animais que se perderam de seus tutores durante o desastre.
Ao todo, 125 animais foram retirados das áreas atingidas e levados inicialmente para Fort Worth, no Texas. Destes, 50 ficaram sob os cuidados de organizações locais de proteção animal e os demais seguiram para o maior santuário de animais sem eutanásia dos Estados Unidos, localizado na cidade de Kanab, Utah.
“Essa ponte aérea salva-vidas e vai tirar cães e gatos já abrigados da zona de desastre para abrir vagas para pets que foram separados de suas famílias pelas enchentes”, explicou a diretora regional da Best Friends, Sophia Proler, em comunicado. Ela reforçou que o esforço também ajuda a reduzir a superlotação nos abrigos mais impactados.
A CEO da Best Friends Animal Society, Julie Castle, descreveu a situação como “devastadora”. “Somos gratos aos nossos parceiros Austin Pets Alive! e Wings of Rescue por colaborarem conosco para levar esses animais a um local seguro. Quando um desastre acontece, temos que agir rápido para apoiar quem mais precisa”, disse.
As enchentes no Texas começaram em 4 de julho e desde então abrigos e organizações locais trabalham em missões de busca e resgate, vacinação e transporte de animais para locais mais seguros. A Austin Pets Alive!, por exemplo, já ajudou mais de 200 cães e gatos a encontrarem lares temporários na comunidade de Austin.
Os pets transferidos para Utah foram levados em um avião pressurizado e climatizado operado pela Wings of Rescue. Após a chegada, eles passaram por avaliação veterinária e serão encaminhados para adoção, lares temporários ou para instalações permanentes do santuário. “O trabalho está apenas começando”, ressaltou Proler. “Ainda teremos novos voos para retirar animais da área afetada.
Fonte: Um só Planeta