EnglishEspañolPortuguês

Animais domésticos precisam de cuidados especiais no calor

17 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Reprodução
Reprodução

Não é fácil para ninguém suportar o calor, muito menos para os animais domésticos. Eles sentem muito calor por causa da pelagem. É como que esses pelos fossem um casaco de pele sendo usado no calor. A recomendação é que os animais fiquem em um lugar arejado que tenha muito verde e água de sobra.
Clarck e Tereza são da raça Chow Chow e para baixar a temperatura só mesmo com o ventilador. Mas, às vezes nem isso é suficiente. Em dias de calor extremo, o tutor costuma ligar o ar condicionado para a Tereza. A cadela tem 1 ano e 4 meses e não se acostuma com a temperatura daqui. “Ela fica praticamente 24 horas no ar condicionado, desde pequenininha. Se não ela fica agoniada”, contou Bruno Sousa.
Levar o animal para passear só se for durante a manhã bem cedinho ou a noite quando está mais fresco. Essa é uma das regras na casa do David, que para evitar a fadiga do Clarck por causa do tempo seco, até está dando uma suplementação especial. “Onde ele encontrar um piso frio ou uma poça de água no quintal, ele deita em cima e fica todo molhado. Ai dá mais trabalho para o tutor que tem que secar ele todinho e prestar atenção”, contou David Pires.
Evitar o sol forte e mormaço é importante. Isso porque os animais não transpiram e ficam mais ofegantes com a língua para fora quando estão com calor. A temperatura do corpo deles é mais alta e varia entre 37 e 39 graus. E dependendo da raça, o risco de contrair parasitas é bem maior neste período do ano.
“No período do verão é que os parasitas tendem a se multiplicar mais. O ano todo sempre dá pulga e carrapato, mas o verão é o período mais intenso de parasitismo”, explicou a veterinária Débora Campos.
O banho e a tosa dos pelos também são métodos para aliviar o calor. Quem não tem tempo ou condições de pagar pelo banho pode fazer isso em casa. Mas, é bom seguir orientações como colocar algodão nos ouvidos para não entrar água, dar banho com água na temperatura ambiente, secar o cãozinho com a toalha.
Cãominhada
Depois de todo esse trabalho nada melhor do que levar o seu bichinho para participar da Cãominhada que vai ser realizada pela Mirante FM. Esse ano será a terceira edição e o mais importante: o evento acontece a tarde com o sol bem fraco. Diversão e lazer para os bichos e seus donos.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo