Animais disputam espaço entre veículos, embora não façam parte do cotidiano das avenidas, ruas e rodovias. Correm o perigo de ser atropelados com graves consequências.
Morador próximo ao bairro Jardim São Bento relatou à reportagem do Jornal de Uberaba que, no período noturno, cerca de 30 vacas pastam pela avenida Leopoldino de Oliveira, entrada do parque tecnológico da “Univerdecidade”, no interior de MG. O morador conta que, no final dos domingos, dezenas de motoqueiros descem em alta velocidade e passam por elas, colocando suas vidas em risco.
Recomendações: o inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), José William Guimarães, orienta que, ao se deparar com animais de grande porte nas pistas (cavalos, bois etc.), o motorista não deve buzinar nem sinalizar com os faróis. “Isto assusta o animal, que pode ter reações inesperadas. O ideal é reduzir a velocidade ao avistar um animal próximo da pista. Observar, no entanto, se o carro que vem atrás está a uma distância segura. Para evitar que o animal se assuste, tente ultrapassá-lo por trás, diminuindo a velocidade de reação. Evite buzinar ou acender o farol alto”, alerta.
Fonte: Jornal de Uberaba