EnglishEspañolPortuguês

Animais começam a ser castrados em projeto realizado pela Secretaria de Saúde

3 de junho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os gatos “Miko” e “Tico” foram os primeiros animais castrados no projeto realizado pela Secretaria de Saúde de Ponta Grossa, o “Castramóvel”. Eles foram cadastrados na Unidade de Saúde Cleon Macedo, na semana passada, e na manhã de ontem já realizaram o procedimento cirúrgico. A castração levou em média 30 minutos e as donas dos felinos puderam levar seus animais pra casa após uma hora. “Esse projeto é muito importante, eu não pude castrar antes, mas agora consegui gratuitamente. Eu só tenho o Miko e quero ficar apenas com ele”, comenta Marlene Aparecida Mazeika Pinheiro.
Na primeira etapa do projeto foram cadastrados 182 animais, sendo 49 gatos e 133 cachorros.
As famílias estão recebendo orientações para levar seus animais no dia e horário marcado para o procedimento. Inicialmente cada família pode castrar um animal, gato ou cachorro. “Vamos avaliar a situação de cada família, pois algumas têm mais de um animal. Sendo assim, existirá a necessidade de realizar mais castrações”, destaca o supervisor de Vigilância em Saúde, Carlos Eduardo Coradassi.
Após a realização da cirurgia o médico veterinário irá orientar e falar tudo o que deve ser feito, mas é o proprietário que fará todos os procedimentos. “Como toda cirurgia o pós-operatório precisa de cuidados”, comenta Coradassi.
Fonte: A Rede

Você viu?

Ir para o topo