EnglishEspañolPortuguês

Animais buscam refúgio após serem pegos por incêndio na Austrália

30 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Flavia Velloso (da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Animais machucados e estressados que sobreviveram ao incêndio em Blue Mountains estão saindo das áreas afetadas e procurando por refúgio.

Greg Keightly, coordenador da divisão de desastres da organização voluntária Wildlife Information, Rescue and Education Services (WIRES) em Blue Mountains, disse que entre os animais estavam Pseudocheirus peregrinus (ou peregrinos), petauros-do-açúcar, pássaros, wallabias bicolores, équidnas, lagartos e wallarus.

Keightly disse que em outros incêndios, os animais demoraram semanas para surgir, mas as condições atuais junto da destruição das áreas urbanas fizeram com que desta vez os animais machucados procurassem por refúgio imediatamente.

Ele disse que os animais estavam estressados, muito afetados pela fumaça e que muitos estavam sofrendo com as patas queimadas e garras fundidas, derretidas pelo calor.

Keightly disse que pessoas interessadas em ajudar poderiam deixar água disponível para os animais, mas ressaltou que deveriam ser usados pratos rasos com água, uma vez que vasilhas muito fundas poderiam favorecer afogamentos.

Ele também lembrou que as pessoas deveriam ficar atentas ao risco de os animais domésticos atacarem os selvagens e as encorajou a deixar os cães presos à noite.

A WIRES aconselha as pessoas a deixar uma caixa de papelão e uma toalha no porta-malas do carro, caso encontrem animais selvagens feridos.

A recomendação é de que os animais queimados devem ser enrolados frouxamente, colocados em uma caixa, mantidos em um local escuro, quieto e aquecido e que seja oferecida água, mas não comida.

Keightly aconselhou a população a ligar imediatamente para as hotlines 24 horas da WIRES, caso necessitem informar um resgate.
Ele disse que a organização assegura que os animais serão cuidados até que seu habitat natural seja regenerado e eles possam ser libertados em seu território de origem em segurança.

A WIRES fundou um Fundo de Socorro ao Incêndio para ajudar animais machucados, sem lar, órfãos e desorientados.

A equipe de triagem está à disposição no centro de evacuação

A RSPCA estabeleceu dois centros temporários de evacuação onde os animais afetados pelo incêndio em Blue Mountains podem receber atenção imediata.

Uma equipe de triagem – incluindo um veterinário, um enfermeiro veterinário e um atendente de animais – providencia assistência no Springwood Sports Club e os inspetores também estão localizados no Hawkesbury Showground em Claredon.

A organização diz que os inspetores estão evacuando animais domésticos e de criações das áreas afetadas e os estão transportando para abrigos e clínicas veterinárias.

A RSPCA está angariando fundos que ajudam a manter os inspetores no campo e em abrigos que estão tratando animais doentes, queimados e machucados.

Você viu?

Ir para o topo