O primeiro projeto de esterilização, tratamento e estudo genético e comportamental de animais abandonados no concelho de Faro está em marcha, no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Faro e a Associação Animais de Rua.
As ações preparatórias decorreram entre os dias 21 e 24 de Novembro para rastreio de toda a população animal localizada na Ilha de Faro, apresentada como uma “zona problemática no que diz respeito à existência de núcleos populacionais errantes, e que por isso será alvo da primeira campanha”.
Nesta ação prévia, a Associação Animais de Rua fez mobilizar para o terreno oito técnicos especialistas que fotografaram e registram 161 cães e gatos, criando assim as condições para que a campanha de esterilização e vacinação dos animais decorra naquela zona “com maior organização, celeridade e método”.
Para preparação prévia dos munícipes, a Câmara de Faro informa que os trabalhos deverão decorrer nas duas últimas semanas de Fevereiro de 2014.
A campanha também poderá incidir sobre os animais abandonados, também eles potencial foco de disseminação de parasitas, sem custos para o seu tutor.
Inédito em Faro, este entendimento com a Animais de Rua faz parte de um projeto mais alargado, que conta com o apoio da organização internacional não-governamental Dog’s Trust.
O objetivo é alargar as áreas de atuação a todas as zonas do concelho, de forma a controlar todos os núcleos populacionais procurando assim interferir positivamente no equilíbrio entre a natureza e o concelho.
“Na impossibilidade de alocar recursos humanos próprios, a Câmara Municipal de Faro pensa assim ter encontrado a melhor solução para um problema que é do domínio da saúde pública”, salienta a autarquia.
Com efeito, os programas CED (captura, esterilização e adoção) têm provado a sua eficácia em toda a Europa. “Cabe agora aos técnicos da Associação Animais de Rua replicar este sucesso no nosso concelho, com o total apoio do Município”, conclui a Câmara de Faro.
*Esta notícia foi, originalmente, escrita em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Sul Informação