Uma análise da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deve apontar a espécie da baleia encontrada morta em uma praia de Governador Celso Ramos, na manhã desta quinta-feira (3). De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura da Grande Florianópolis, William Wollinger Brenuvida, a carcaça da baleira foi enterrada neste sábado (5), na Praia de Cordas. “Ainda não sabemos a espécie, mas acredito que seja uma baleia Rorqual”, disse.
O mamífero foi descoberto por um morador da comunidade da Armação da Piedade. Segundo a bióloga da Prefeitura Municipal, Milena Marques Rafael, a baleia pode ter encalhado na última segunda-feira (30).
William explicou que profissionais do Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Universidade de Santa Catarina (Lamaq) irão recolher o crânio da baleia e encaminhar para estudos. Ele ainda contou que, no passado, o município do litoral catarinense foi exportador de óleo e carne de baleia. A prática deixou de existir na década de 1970, com a proibição da caça ao mamífero.
Fonte: G1