Durante o Dezembro Verde, mês dedicado à conscientização e ao combate ao abandono e aos maus-tratos contra animais, a Associação de Amparo e Defesa Animal (Ampavoz) comemorou o sucesso do projeto “Castração É o Bicho” e anunciou a continuidade até 2026. A iniciativa, que oferece castração gratuita para cães e gatos, tem registrado alta procura entre os protetores e simpatizantes da causa animal e redução no número de animais em situação de vulnerabilidade no Grande Recife, em Pernambuco.
O programa que iniciou em novembro, segue com cirurgias em janeiro do próximo ano e espera castrar centenas de animais. As cirurgias estão sendo realizadas no Centro de Esterilização Animal (CEA), em Campo Grande, zona norte da capital pernambucana.
O projeto reforça a importância do acesso à castração como política pública de saúde animal.
Viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Joaquim Lira, o programa é executado em parceria com a Ampavoz e com a ativista da causa animal Goretti Queiroz. A ação integra um conjunto de esforços para fortalecer políticas permanentes de bem-estar animal no estado.
Para a presidente da Ampavoz, Jaimar Chedid, os mutirões têm papel decisivo no controle populacional e na prevenção do abandono. “A castração é um ato de responsabilidade. Ela previne doenças, evita crias indesejadas e reduz comportamentos de risco, como fugas e agressividade. Nossa meta é castrar centenas de animais até março, ampliando o alcance social do projeto”, afirma.
Os interessados em participar dos próximos mutirões podem realizar a inscrição pelo WhatsApp da ONG Ampavoz, através do número (81) 98906-3927.