Pesquisadores registraram uma “amizade” inesperada na Amazônia entre uma jaguatirica e um gambá. Os animais, que geralmente têm uma relação de presa e predador, foram filmados juntos, andando lado a lado, sem qualquer sinal de ataque.
A cena parece saída de um roteiro de ficção, como os personagens Timão e Pumba do filme “O Rei Leão”, mas é real. Pesquisadores da Estação Biológica Cocha Cashu, no sudeste do Peru, instalaram câmeras para estudar o comportamento das aves, mas, por acaso, captaram a cena inusitada.
No vídeo, a jaguatirica – um felino selvagem maior do que o gambá – aparece caminhando com o animal pela floresta, sem apresentar qualquer comportamento agressivo.
Inicialmente, os cientistas pensaram que a felina poderia estar se preparando para um ataque, mas minutos depois, os dois animais surgem novamente juntos, retornando pela trilha, ainda sem sinal de confronto.
Após o vídeo, os pesquisadores consultaram outros colegas que também monitoram imagens da floresta amazônica e, para surpresa, encontraram mais três registros semelhantes: jaguatiricas e gambás caminhando lado a lado, sem hostilidade.
Foi o suficiente para iniciar um experimento inédito.
Como o estudo foi feito
Os cientistas colocaram tiras de tecido com aromas diferentes em frente às câmeras: uma com cheiro de jaguatirica, outra com cheiro de puma, e uma terceira sem odor, como controle.