EnglishEspañolPortuguês

PREVISÃO

Amazônia tem 6,5 mil km² sob risco de desmatamento em 2025, mostra análise do Imazon

Sede da COP30, Pará é o estado com maior área sob risco de desmatamento, mostra Instituto. Análise é feita por meio de inteligência artificial

17 de dezembro de 2024
Cristiane Prizibisczki
1 min. de leitura
A-
A+
Desmatamento flagrado pelo Ibama na TI Ituna-Itatá (Pará). Foto: Wallace Lopes – Ibama

O Pará, sede da próxima Conferência do Clima da ONU, a ser realizada em novembro de 2025 na cidade de Belém, é o estado inserido na floresta tropical com maior risco de desmatamento no próximo ano. Segundo análise realizada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), 2.286 km² de vegetação nativa em solo paraense poderão ser desmatados em 2025, caso governos federal e estadual não atuem por sua proteção.

Considerando todos os estados da Amazônia Legal, Pará (35%), Amazonas (20%) e Mato Grosso (17%) possuem as maiores áreas sob risco de desmatamento. Apenas os três concentram 72% de todo o território ameaçado no bioma.

Em toda a floresta tropical, a estimativa é que 6,5 mil km² estejam sob risco de desmatamento, sendo 35% desta área sob risco alto, muito alto ou moderado. Se consolidada, a taxa de desmatamento prevista pelo Imazon está 4% acima do registrado em 2024, quando foram desmatados 6.288 km² no bioma.

As estimativas são da PrevisIA, ferramenta criada pelo Imazon, em parceria com a Microsoft e o Fundo Vale, que usa inteligência artificial para indicar as áreas sob risco de desmatamento na Amazônia e, com isso, fornecer dados para evitá-lo.

Leia análise completa aqui.

Fonte: ((o))eco

    Você viu?

    Ir para o topo