Vinte e três toneladas de carne de jacaré e pirarucu foram apreendidas em um barco no Rio Solimões, no Amazonas. A operação aconteceu na madrugada deste sábado (1º) e também apreendeu uma segunda embarcação com pescado ilegal. Seis pessoas foram presas e encaminhadas para delegacia.
Os barcos foram apreendidos por volta de três horas da madrugada nas proximidades de Careiro da Várzea, a 25 km de Manaus. Segundo o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, as embarcações haviam saído da área do Médio Solimões e seguiam para Belém, no Pará. A ação foi realizada com base em denúncias anônimas.
Na segunda embarcação, foi encontrada 1,5 tonelada de pescado protegido pelo defeso. O major Wilmar Tabaiares, que coordenou a operação, explicou que os rios estão cheios e atraem vendedores de carne ilegal. Tabaiares acredita que metade do produto apreendido seja de carne de jacaré.
“A quantidade de carne de jacaré é quase a metade pelo que andei avaliando, mas a contagem só vai ser feita com a presença da Polícia Civil. Os dados que temos é com base nas anotações dos donos dos barcos”, afirmou o major.
O material apreendido será encaminhado para a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) e depois destinado a entidades filantrópicas de Manaus. Como a unidade policial não trabalha em regime de plantão, os presos foram encaminhados ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e devem assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e pagar multas. A carne de jacaré deve ser encaminhada para incineração, segundo o major.
Fonte: G1