Cerca de 120 alunos das EMEF Mario Quintana, no bairro Restinga, e da EMEI Max Geiss, localizada no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre (RS), assistiram na semana à palestra da SEDA sobre guarda responsável e Direitos Animais. É fundamental que as crianças recebam, logo de início, boas instruções a cerca da vida animal e da proteção da fauna, para se tornarem defensores no futuro.
Além disso, crianças e adolescentes têm sido orientados a denunciar maus-tratos através do telefone 156, da Prefeitura de Porto Alegre. “Existe uma lei específica para maus-tratos a animais, que está sendo aperfeiçoada na Câmara dos Deputados e teve sua primeira vitória, há poucos dias, na Comissão e Constituição e Justiça. Quanto mais pessoas tiverem acesso a esta lei, maior a chance de ser cumprida”, diz Fabiana Betat, coordenadora de Eventos e Educação da SEDA.
Desde maio de 2012, Porto Alegre também dispõe de uma lei (Lei Complementar 694/12), que trata sobre a criação, comércio, exibição, circulação e políticas de proteção de animais. “Maus-tratos vai além da agressão física. Animal preso em corrente, sem nenhuma proteção das altas e baixas temperaturas, sem água, sem comida e mantido em local anti-higiênico também devem ser denunciados pelo telefone 156.
A SEDA recebe, diariamente, inúmeras denúncias e, como o tema Direitos Animais ainda é novo na sociedade, acreditamos que a fiscalização deve, acima de tudo, dialogar com os tutores, pois muitos não compreendem o significado da palavra ‘maus-tratos’. A educação é a nossa palavra-chave”, explica a fiscal Marina.
Fonte: Sim Vetrs