EnglishEspañolPortuguês

LONGEVIDADE

"Além de todas as expectativas": ornitorrinco mais velho encontrado na natureza surpreende cientistas

15 de fevereiro de 2024
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Mark Metcalfe/Getty Images

O biólogo que começou a estudar um ornitorrinco pela primeira vez quando o animal tinha um ano de idade, em 2000, ficou surpreso quando o mamífero foi recapturado no ano passado, com cerca de 24 anos, tornando-o o ornitorrinco mais velho encontrado na natureza.

O diretor da Australian Platypus Conservancy (instituto australiano para a conservação dos ornitorrincos), Geoff Williams, pesquisa estes peculiares mamíferos que põem ovos há décadas, mas disse que estudos de longo prazo sobre espécies podem ser caros e raros.

A descoberta do animal macho de 24 anos se deve a um programa iniciado em 1994: centenas de ornitorrincos foram capturados e marcados na área de Melbourne. Logo, um deles reaparecer alguns anos depois não foi incomum.“Mas este está além de todas as nossas expectativas em termos de idade”, disse Williams ao Guardian. “É notável que este animal ainda esteja tão bem depois de todos esses anos”, explicou.

O ornitorrinco é o foco de um estudo publicado esta semana, de coautoria de Williams, sobre a longevidade do animal. O ornitorrinco macho foi capturado e marcado pela primeira vez em novembro de 2000 em Monbulk Creek, em Melbourne. O recordista anterior era uma fêmea de ornitorrinco de 21 anos capturada no alto rio Shoalhaven, em Nova Gales do Sul.

Fonte: Um Só Planeta 

    Você viu?

    Ir para o topo