EnglishEspañolPortuguês

Além de adoção de animais, CCZ oferece serviço de castração gratuita de felinos

17 de junho de 2015
6 min. de leitura
A-
A+

ccz

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande é um dos órgãos que mais auxilia na adoção de animais abandonados e que oferece serviços de castração para felinos gratuitamente. Diariamente, dezenas de animais dão entrada no CCZ, muitos deles abandonados e vítimas de maus-tratos. E o CCZ tem papel fundamental para mudar o destino deles.
Muitas das informações desencontradas sobre o CCZ tem relação com a eutanásia de cães portadores de leishmaniose. No entanto, a maioria dos cães positivos são levados pelos próprios tutores. “Existe essa lenda de que o CCZ é uma carrocinha, que sai pegando cães de rua para matá-los. Isso não é verdade. Nenhum animal é eutanasiado no CCZ, a não ser por uma condição de debilidade física extrema ou no caso de uma zoonose como a leishmaniose”, explica a médica veterinária, doutora Iara Domingos, responsável pelos serviços de castração e adoção do CCZ.
A verdade por trás do CCZ é que todo animal recebido passa por primeiros cuidados e por uma triagem. Se apresentar condições para adoção, ele será encaminhado. “Aqui acontece de tudo, das histórias mais bonitas às mais tristes. Há animais que tentamos salvar a vida, mas que não conseguimos, mas há outros que mesmo dando entrada em situação lastimável conseguem se recuperar e conseguir um lar”, conta a médica veterinária. ” E o CCZ está de portas abertas para as pessoas conhecerem nossas instalações e os procedimentos que são realizados pela nossa equipe, além das histórias dos animais que dão entrada na unidade. Basta agendar uma visita que vamos ter prazer em recebe-los”, completa.
Entrada
De forma geral, há dois tipos de “pacientes” no CCZ: os cães que têm tutores e os animais (cães e gatos) de rua. Os cães com tutor só têm uma forma de entrar no CCZ, que é o caso dele estar em estado terminal comprovado (câncer, cinomose avançada ou outros problemas crônicos graves) ou de ser portador de leishmaniose. Somente com estas condições o CCZ recebe animais com tutor e somente com a comprovação do diagnóstico ele é morto. Até no caso da leishmaniose, quando o animal não apresenta sintomas, é realizada uma prova e contra prova. “Não é incomum o resultado dar negativo e o cão ser encaminhado para adoção”, afirma a veterinária.
Já no caso de ser um cão recolhido das ruas, existem muitas possibilidades para ele. Normalmente abandonados, eles chegam ao CCZ porque algumas pessoas solicitaram o acolhimento na unidade. Para tanto, as equipes realizam uma investigação e constatando que não se trata de um cão com proprietário, recebem-no. Uma vez na unidade, o animal passa por prova e contraprova de leishmaniose e caso o resultado dê negativo, se em três dias algum suposto proprietário não o reivindicar, o cão é colocado para adoção.
Além da testagem para leishmaniose, os cães também podem receber, caso necessário, tratamentos anti-carrapaticida, tratamentos de otites, miíases, suturas e até procedimentos cirúrgicos. “O CCZ trabalha para recuperar a saúde de todos os animais, dentro do que permite a legislação. Muitos animais dão entrada muito debilitados, ou por não terem sido alimentados, ou por terem sido atropelados ou ainda contraído algumas doenças. E quando o bicho estiver saudável, segue para adoção. A única restrição é se ele for portador da leishmaniose”, explica Iara.
Adoção dos cães e gatos
Todo dia é dia de adoção no CCZ, há bastantes cães e gatos, adultos e filhotes, aguardando um lar. A grande maioria são animais sem raça definida, que às vezes chegam com muito carrapato e pulgas. Esses animais vão para o banho no canil, onde existe uma equipe que faz os primeiros cuidados. Quando esse animal está bem no sentído clínico, ele fica disponível para adoção.
O que se observa, no entanto, é que os felinos, por mais que entrem em menor número, demoram mais a ser adotados. Os cães tem índice de adoção de 100%. O único requisito para adotar é que o candidato a tutor tenha estrutura para abrigar o animal e proporcionar suas necessidades básicas. “O CCZ precisa fazer esta avaliação, porque queremos que o animal adotado tenha um novo e um bom lar. Do contrário, o cão aguarda na unidade até que um dono adequado surja, pois temos ração de boa qualidade, temos água, bastante servidores e canis com limpeza diária. Nenhum deles será eutanasiado por não ter encontrado dono, embora nossa experiência seja de que todos os cães sejam adotados”.
As adoções acontecem nas instalações do CCZ todos os dias úteis das 17h às 19h30 e sábados e domingos das 14h às 19h30, com distribuição de senhas por ordem de chegada.
Castração de felinos
Instituído em 2006, O programa de castração de felinos atualmente passa por reestruturação. Mesmo assim, é um serviço de ótima qualidade e completamente gratuito, que diariamente consegue castrar 15 gatos, de segunda a segunda. Por mês, são pelo menos 450 animais esterilizados que impedirão a superpopulação de gatos nas ruas.
Para ter acesso ao serviço, o CCZ realiza agendamentos sempre no primeiro dia útil após o dia 19 de cada mês (em junho, será dia 22). O cidadão deverá ligar para a unidade e poderá agendar até dois animais de sua propriedade. Uma vez castrados, os gatos são devolvidos no dia seguinte. “A pessoa precisa ligar para um dos nossos dois telefones e falar com os atendentes. Vão ser solicitados dados pessoais e o sexo do felino, além de telefone de contato. Trazendo o animal, a pessoa fornece CPF, RG, comprovante de residência e assina um termo autorizando o animal passar por um procedimento cirúrgico com uso de anestesia.
Luciane Oliveira Fernandes já contou com o serviço para a castração de suas duas gatas. Informada da possibilidade pela amiga que lhe doou as filhotes, ela conseguiu o agendamento das duas. “É um serviço muito bom, de muito boa qualidade e que ajuda a evitar a procriação desses animais, que nem sempre vão ter um lar e vão acabar na rua”, comenta. Já Graciela de Souza Santos, que também castrou seus felinos no CCZ, recomenda a qualidade do serviço realizado. “É muito importante que todo criador procure castrar seus bichos, porque isso é muito benéfico para a saúde deles e evita animais de rua. Consegui a castração dos meus gatos aqui e recomendo o serviço, que é gratuito, de excelente qualidade e com atendimento muito bom, conclui.
Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – Av. Senador Filinto Müller, 1601 – Vila Ipiranga (próximo ao Lago do Amor).
Castração de felinos – O agendamento de castração de gatos acontece todo primeiro dia útil após o dia 19 de cada mês. Cada tutor pode agendar até dois gatos de sua propriedade. Telefones: 3313-5003 e 3314-9500.
Recolhimento de cães agressivos – O CCZ faz o recolhimento de cães que apresentam agressividade. Telefone: 3313-5000
Fonte: A Crítica

Você viu?

Ir para o topo