Quem estava na altura da Prainha da Glória na manhã desta quinta-feira foi surpreendido por uma visita inesperada. Por volta de 7h30, vários golfinhos foram flagrados nadando calmamente na Baía de Guanabara. Os remadores que estavam no local registraram o momento e ficaram encantados com a fofura dos animais. Segundo especialistas, os animais estavam na costa do Rio para se alimentar.
Segundo informações do especialista José Lailson, oceanógrafo e coordenador do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da UERJ, os golfinhos são da espécie nariz-de-garrafa e estavam na costa do Rio aproveitando para se alimentar.
“É comum que eles estejam por aqui durante essa época do ano. Ao contrário do que as pessoas pensam, a Baía de Guanabara não está morta. Ela tem muito peixe, e esses golfinhos entram para se aproveitar disso”, explica o especialista.
Segundo Lailson, a espécie costuma frequentar as baías costeiras durante o verão e o começo do outono. Geralmente, eles nadam em grupo, durante a madrugada ou no início da manhã. O golfinho-nariz-de-garrafa pode chegar a até três metros de comprimento e costuma pesar mais de 200 quilos.
Fonte: O Globo