Por Robson Fernando (da Redação)
Agricultores suíços encontraram uma nova forma de ganhar dinheiro às custas da exploração e mercantilização de animais: passaram a alugar vacas para produção de leite.
Algumas empresas na Suíça estão oferecendo a oportunidade a pessoas da cidade que buscam descanso no campo a alugar os animais para produção de leite. Os interessados ficam com os animais durante o verão europeu (junho a setembro) ou durante um mês, participando das atividades agrícolas dessas empresas – ficam obrigados a ordenhá-las e fabricar queijo com o leite extraído, além de levá-las ao pasto quatro horas por dia.
A alegação dada pelos donos do negócio cruel é que as pessoas “se afastam do stress cotidiano e têm a possibilidade de contatar diretamente com a natureza” quando alugam as vacas e trabalham com elas. Mas fica a questão: será que é ético experimentar esse bucolismo explorando animais, pagando por eles como se fossem máquinas produtoras de leite, como se fossem aparelhos cuja manutenção requerida é dar-lhes a falsa liberdade de estar num pasto durante um número limitado de horas por dia?
Com informações do Jornal de Notícias