Duas agências de viagem britânicas retiraram toda publicidade sobre São Firmino, o famoso e brutal festival de corridas de touros em Pamplona, no norte da Espanha, informou nesta terça-feira (17) um grupo de defesa dos animais.
“Após receber uma carta da PETA sobre a crueldade das touradas, as empresas Thomas Cook e Brittany Ferries se juntaram às companhias que têm aplicado políticas contra a promoção das touradas e das corridas de touros”, declarou em um comunicado a organização Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA segundo sua sigla em inglês).
“É horrível que animais com sentimentos sejam torturados e assassinados em frente a uma multidão vociferante”, declarou Kirsty Henderson, coordenadora de campanha da PETA. “Estamos satisfeitos que um número crescente de agências de viagem britânicas tomaram o caminho correto rejeitando o apoio às cruéis touradas e corridas de touros”, sentenciou.
Brittany Ferries confirmou a notícia. “PETA entrou em contato conosco sobre as corridas em Pamplona e concordamos em fazer algumas mudanças em nosso site na Grã-Bretanha, deixando uma menção factual sobre o festival” de São Firmino, indicou à AFP Christopher Jones, porta-voz da empresa.
As corridas -nas quais os touros percorrem as ruas da localidade atrás de centenas de corredores e são assassinados pela multidão -, são muito populares na Espanha, mas as de São Firmino são famosas internacionalmente.
O festival de São Firmino acontece entre os dias 7 e 14 de julho.
Fonte: Cruzeiro do Sul/AFP