Um medicamento popular usado em cachorros chamou atenção da Agência Federal de Saúde dos Estados Unidos. Especialistas fizeram um alerta sobre os riscos envolvendo o remédio e mortes de animais. A fabricante negou o envolvimento.
Medicamento causa mortes de animais
Um alerta urgente sobre o medicamento foi feito pela Food and Drug Administration, do departamento de saúde dos Estados Unidos.
A instituição revelou que o medicamento usado para tratar osteoartrite em cachorros deixou milhares de animais domésticos doentes e, provavelmente, causou a morte de muitos.
Efeitos colaterais do remédio
O medicamento que vêm causando a morte e complicações em muitos cães é conhecido como Librela.
O tratamento é um anti-inflamatório, indicado para o tratamento da dor e inflamação associadas à doença articular degenerativa em cães.
Segundo a descoberta da agência de saúde, o remédio causou diversos efeitos colaterais perigosos em mais de 3.600 cães, no período entre janeiro de 2023 e março de 2024.
Alguns dos efeitos incluem convulsões, claudicação e perda de controle muscular. “Em alguns casos, mortes de animais (incluindo eutanásia) foram relatadas como resultado desses eventos adversos”, revela a agência.
Medicamento foi aprovado pela agência em 2023
O medicamento que causou mortes de animais é produzido pela empresa Zoetis e foi aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) no ano passado, em 2023.
Porém, em abril, vários tutores revelaram que o uso do medicamento estava sendo prejudicial e até fatal em alguns casos.
Um relato feito por Phil Jordan, tutor de uma cadela de 12 anos chamada Daisy, revelou que a cadela começou a mancar e cambalear, algumas semanas após receber a primeira injeção do remédio.
Uma semana depois, após outra dose, a cadela já estava letárgica, perdeu o apetite e a capacidade de andar. Seus rins logo falharam e a família foi forçada a sacrificá-la.
Fabricante nega mortalidade e efeitos negativos do produto
Apesar das denúncias, Zoetis, a fabricante do medicamento afirmou em um pronunciamento que o produto é seguro e eficaz.
A empresa também afirma que com o número de efeitos colaterais perigosos representam apenas uma pequena parte dos milhões de usuários do remédio, negando a associação com as mortes de animais.
“Continuamos a ter a máxima confiança na segurança e eficácia do Librela. Desde o lançamento na Europa há mais de três anos, o Librela tem sido usado efetivamente com milhões de cães sofrendo de dor de osteoartrite”, disse Zoetis ao The Post em uma declaração.
“Com mais de 21 milhões de doses distribuídas globalmente, nenhum sinal de evento adverso individual é relatado em uma taxa maior do que rara, conforme definido pela Agência Europeia de Medicamentos”, finaliza.