A jovem Bailee Villavaso, de 15 anos, sempre foi apaixonada por animais e dentro de suas possibilidades, está sempre envolvidas em ações para ajudá-los. Com a chegada no furacão Ida em Nova Orleans, Bailee ficou profundamente preocupada com os animais silvestres que vivem próximo a sua casa. Ela e sua família precisaram deixar o local rapidamente, mas ela decidiu fazer uma pequena varredura na região antes de partir.
Suportando ventos fortes, a adolescente caminhou por alguns bosques e viu no chão algo que parecia um ninho de pássaros. Ao chegar mais perto, ela notou que se tratava de um ninho de esquilos. Os bebês estavam sozinhos e não havia nenhum sinal da mãe. Ela esperou por um tempo para ver se a mãe dos filhotes voltaria, mas isso não ocorreu. Bailee acredita que ela podia ter fugido assustada no momento que o vento derrubou o ninho.
Em seguida, a jovem voltou em casa, pegou uma caixa de papelão e encheu com toalhas macias. Ela retornou até o bosque e colocou todos os filhotes na caixa. Ela sabia que existia a chance da mãe voltar para procurá-los, mas não podia deixá-los sozinhos com a iminência da tempestade e a possibilidade de algum predador aparecer. Ela decidiu que levaria os filhotes junto com a sua família durante a evacuação.
Assim que chegou em um local seguro, ela contatou um veterinário e pediu dicas para cuidar de bebês esquilos. Ela aprendeu como higienizá-los e a alimentá-los. “Depois que os esquilos comeram, eles começaram a ganhar energia. Após cerca de 24 horas, eles se animaram o suficiente para correr e brincar. Os esquilos começaram a escalar e correr em mim”, lembrou a adolescente em uma entrevista ao The Dodo.
Ela os apelidou de Alvin, Simon e Theodore. A jovem está se esforçando ao máximo para que os filhotes fiquem a salvo e confortáveis, mas ela sabe que não é a pessoa mais indicada para cuidar dele. Atualmente, ela está buscando santuários e centros de reabilitação que não estejam superlotados para acolhê-los. Bailee está decidida a garantir que cada um deles sobreviva e tenha um final feliz.