Após salvar um cachorro que caiu na piscina na casa de uma família em Jardinópolis (SP), o comportamento cuidadoso da cadela Athena, da raça pit bull, chamou atenção.
Descrita pela tutora Janaína Leite como um animal dócil e amoroso, a cadela de cinco anos vai contra a fama de mau que alguns cães da mesma raça têm, principalmente aqueles que atuam como cães de guarda.
De acordo com o adestrador Ivan Cezário, a diferença quando se compara o comportamento desses cães é explicada pela forma de criação do animal durante toda a vida.
“É o reflexo do tutor. Se você cria o cachorro bem, com todos os cuidados certinho, você vai ter um cachorro equilibrado. Caso contrário, você pode estar criando um cão bem agressivo”, diz.
Ainda segundo Cezário, fatores como o ambiente onde o animal é criado, a disponibilidade de espaço oferecido, a prática de atividades físicas, a frequência dos passeios e a qualidade da alimentação são fatores cruciais na manutenção do equilíbrio do cão.
Cachorra heroína
No caso da cadela Athena, os tutores dizem que ela sempre esteve inserida em um ambiente seguro e livre de quaisquer tipo de maus-tratos. Esse fator teria sido responsável pelo apego da cadela a outros cães e em seu instinto de proteção.
“Essa cachorra é ímpar. Gosta de criança. As crianças vêm brincar aqui na piscina, ela fica preocupada, fica correndo em volta parecendo que se estiver acontecendo qualquer coisa, com certeza ela vai pular e vai tentar tirar, vai tentar salvar”, diz Ricardo Fabri.
Esse comportamento do animal foi flagrado por câmeras de segurança no dia 18 de outubro. Nas imagens, é possível ver o momento em que o chihuahua Puma, de três meses, brincava com outros cachorros da família na borda da piscina.
O cachorro perdeu o equilíbrio e caiu na água. Ele tentou sair da piscina, mas não conseguiu e ficou nadando de forma intensa.
Os outros cachorros que estavam com Puma saíram de perto da piscina, mas a pitbull Athena, que fica no terraço da casa, desceu correndo e pulou na água.
Com a boca, Athena prendeu Puma e saiu da piscina com ele. Neste momento, Janaína apareceu e tirou o chihuahua da boca da pit bull.
O pequeno Puma correu para outra região da casa junto com outro cachorro, enquanto Athena foi acalmada e acariciada pela moradora. Nenhum animal ficou ferido.
Fonte: G1