A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) realizou nesta segunda-feira (dia primeiro) reunião com agentes públicos envolvidos com a questão ambiental para discutir a situação de animais em risco. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente para assuntos de meio ambiente, Sir Carvalho, e contou com a presença do promotor de Defesa do Meio Ambiente, Manoel Ilecir Ilkert, representantes da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria de Saúde, Viapar e do Secretário de Meio Ambiente, Diniz Afonso.
No encontro, foi levantada a necessidade da criação de uma força-tarefa para solucionar os problemas relacionados a posse e maus tratos de grandes e pequenos animais, com ênfase para cavalos e vacas em fundos de vales, cães abandonados, crianças conduzindo carroças no trânsito central e a destinação final desses animais quando necessário. Também foi discutida a criação de uma central telefônica para que os moradores possam fazer reclamações ou denúncias em relação aos maus tratos de animais.
Ficou agendada outra reunião no próximo dia 29, para que a prefeitura apresente medidas para solucionar os problemas e os responsáveis pelo trabalho, já que ficou evidenciado que o Centro de Zoonose não tem estrutura e nem é seu foco de atuação o resgate e o salvamento de animais em risco, bem como a apreensão dos mesmos.
Fonte: Parana Shop