EnglishEspañolPortuguês

Achou um pinguim nas areias da praia? Saiba como resgatá-lo

22 de junho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o inverno, os pinguins costumam aparecer no Litoral catarinense. Muitos deles acabam nas areias das praias, fracos, e contam com a ajuda da população para poder sobreviver. Diferentemente do que se pensa pelo senso comum, é preciso mantê-los aquecidos até o encaminhamento a um órgão responsável.
“A gente tem aquela ideia que os pinguins vem da Patagônia [Argentina], uma região fria, mas na verdade eles sobem em direção ao Brasil em busca de alimentos e de água mais quente. Quando esses animais chegam para a gente eles estão debilitados, magrinhos, morrendo de frio”, disse a veterinária Cristiane Koleniskovas.
A veterinária esclarece que jamais se deve colocar um pinguim no gelo ou geladeira. “O ideal é jogar uma toalha, um pano, sobre o animal. Segurá-lo. E colocá-lo em uma caixinha de papelão”, complementa a veterinária.
O manusear do animal também é importante, tanto para segurança da pessoa que resgata quanto para o animal. “A gente pede para tomar cuidado com o bico dele. Mesmo ele estando fraquinho, ele pode bicar”, ressalta.
Nos últimos 20 dias, o Centro de Triagem de Animais Silvestres, que fica dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, recebeu 28 pinguins. Entretanto, mesmo com todos os cuidados, apenas 10 sobreviveram.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo