EnglishEspañolPortuguês

DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL

'Achei que era um cachorro', diz moradora que viu onça correndo pela rua em Igarapava (SP)

Clair dos Santos varria a calçada em frente à casa dela quando avistou o animal saindo de um terreno baldio. Segundo biólogo, espécie não oferece ameaça e estaria procurando comida.

17 de junho de 2022
3 min. de leitura
A-
A+

Animal saltou de terreno baldio e foi flagrado por moradora que varria a calçada em Igarapava, SP — Foto: Divulgação
Animal saltou de terreno baldio e foi flagrado por moradora que varria a calçada em Igarapava, SP — Foto: Divulgação

Era pouco antes das 19h da última quarta-feira (15), quando Clair dos Santos se deparou com uma onça parda próximo à casa onde mora, no bairro Vila Gomes, em Igarapava (SP).

“Eu estava varrendo a calçada. Quando olhei pra cima, vi aquele bicho subindo correndo. Achei que era um cachorro, era uma onça”.

A dona de casa conta que chegou a alertar a vizinha e viu quando o animal virou a esquina e sumiu pelas ruas do bairro. “Foi um susto. Nunca tinha visto”.

A ação foi flagrada por câmeras de seguranças, mas moradores também filmaram o animal. O caldeireiro Antônio Mário dos Santos estava chegando na casa da mãe quando viu a onça subindo a rua.

Ele afirma que ainda tentou acompanhar a onça e tirar uma foto dela, mas ela foi embora de volta para a natureza.

“Segui ela até por volta de uns dois quarteirões, onde ela virou a esquerda e ficou em um canto lá. Aí eu cheguei, fui tirar uma foto dela, só que quando eu fui pra tirar foto ela pulou a cerca e andou pela mata.”

Espécie é comum no Estado de São Paulo

De acordo com o biólogo Antônio Bordignon, a onça que apareceu em Igarapava é da espécie parda, a mais comum no Estado de São Paulo.

Ele acredita que ela possa ter ido parar no bairro, provavelmente, fugindo de algum incêndio na região.

Ainda de acordo com o biólogo, não é uma onça ofensiva e poderia estar atrás de algum tipo de animal de pequeno porte, como uma galinha, para se alimentar”.

Fonte G1

    Você viu?

    Ir para o topo