EnglishEspañolPortuguês

APÓS DENÚNCIAS

Ação salva cães e gatos que viviam com mulher em casa repleta de lixo no RJ

10 de junho de 2022
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Nessa quinta-feira (09/06), a Subprefeitura da Zona Sul coordenou uma ação para esvaziar a casa de uma acumuladora no bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro. No local, uma espécie de casa com dois pavimentos, uma senhora, proprietária do imóvel, mora em meio a muita sujeira, misturada a fezes de 15 animais (onze cachorros e dois gatos) que sua mãe, falecida há cerca de um ano, pegava nas ruas e levava para casa para cuidar.

Segundo vizinhos, que pediram ajuda a Prefeitura do Rio e fizeram questão de acompanhar a ação, a senhora é uma espécie de acumuladora de coisas e animais. Eles disseram que a situação do imóvel já era deliciada quando a mãe era viva, ela era protetora dos animais e pegava todos os animais que encontrava nas ruas e levava para casa para cuidar. Mas depois de seu falecimento, a situação de sujeira e insalubridade piorou bastante.

“Passamos a sentir o cheiro ruim de longe e os cachorros estavam sempre latindo, como se quisessem ajuda”, desabafou uma moradora do entorno que preferiu não se identificar.

De acordo com outra vizinha, que também acompanhou os trabalhos, o que motivou a denúncia e o pedido de ajuda foi a possibilidade de sofrimento dos animais, mas hoje ao entrar no local junto as equipes da prefeitura, ela verificou que a situação era bem mais grave.

“Nunca vi algo parecido, realmente precisamos ajudar, não somente os animais que estão sofrendo, mas também essa senhora que não pode continuar vivendo no meio de tanta sujeira“, disse outra vizinha que também preferiu não se identificar.

Foto: Divulgação Subprefeitura da Zona Sul

Ao entrar no imóvel, as equipes se depararam com uma situação muito delicada e insalubre, mal era possível pisar no chão de tantas coisas espalhadas. Muitos baldes cheios de água parada também estavam espalhados pela entrada do imóvel que apresentava fezes de cachorro e gato por toda a parte. Segundo o responsável da Comlurb, serão necessários pelo menos uns dez caminhões para retirar toda a sujeira espalhada pela casa.

Acumuladores são pessoas reconhecidas por reunir excessivamente objetos ou animais domésticos de forma desordenada e desorganizada. Geralmente vivem em locais com déficit de higiene, de autocuidado do corpo e do ambiente habitacional interferindo na sua qualidade de vida, de sua família e da comunidade onde vive. Na comunidade há potencial de risco para ocorrência de algumas endemias transmitidas por vetores, hospedeiros, incômodos e peçonhentos.

“Tendo em vista a insalubridade do local tivemos que entrar em ação e mobilizar nossas equipes para interferir nessa situação. Os animais serão recolhidos e encaminhados para o abrigo para receber os cuidados necessários e a dona do imóvel está sendo atendida pela Secretaria de Assistência Social. Esperamos com a ação de hoje resolver esta situação que já incomodava e gerava incomodo a todo o entorno“, afirmou o subprefeito Flávio Valle.

Fonte: Diário do Rio 

    Você viu?

    Ir para o topo