EnglishEspañolPortuguês

SUZANO (SP)

Ação conjunta resgata cães em situação de maus-tratos

30 de janeiro de 2022
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | Polícia Civil

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano realizou nesta semana o resgate de quatro cachorros em situação de maus-tratos na região do Sesc. Os animais estavam sob tutela de uma pessoa em situação de rua e, após visita técnica no local, foi verificado que se tratava de um caso reincidente. A pasta acionou a Polícia Civil, que atuou em conjunto para prestar socorro aos mesmos e aplicar a advertência legal cabível.

Moradores e protetores que passaram pela região flagraram os cachorros em extrema situação de abandono e maus-tratos. As imagens da situação começaram a circular pelas redes sociais, até que a denúncia chegou à Ouvidoria Municipal, que acionou imediatamente o Setor de Bem-Estar Animal da cidade. A equipe foi ao local nesta quinta-feira (27/01) e verificou que o caso era o mesmo que estava sendo acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente desde o ano passado juntamente com a Polícia Civil.

Na época, agentes municipais e de segurança vistoriaram o local e advertiram o tutor, que deveria oferecer melhores condições de vida aos animais. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso seguiu sob acompanhamento do setor competente para garantir a segurança dos cachorros, mas as denúncias voltaram a surgir.

Os servidores conversaram com o tutor, que se mostrou resistente e agressivo diante do contato, então a Polícia Civil foi acionada para prestar socorro e resgatar os quatro filhotes. Todos foram encaminhados para o atendimento veterinário muito debilitados. O diagnóstico apontou quadro de prostração, abdome distendido, anorexia, febre e suspeita de Parvirose, uma doença infecciosa.

Atualmente, os animais encontram-se internados para acompanhamento da evolução do quadro clínico e recebendo a medicação indicada. Assim que apresentarem melhora, farão parte do projeto municipal de adoção responsável. “Os animais estão recebendo todos os cuidados necessários para recuperação de sua saúde de forma integral. Posteriormente, vamos em busca de novos lares para eles, por meio da campanha ‘Baby, me leva!’ e proporcionar uma vida mais digna, da forma como merecem”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang.

O titular da pasta ainda esclareceu sobre os desdobramentos legais da ação, que segue em âmbito jurídico e sob responsabilidade da Polícia Civil. “Estamos monitorando de perto toda a situação, tanto em relação à sobrevivência dos filhotes quanto ao crime de abandono e maus tratos. O autor foi intimado a depor na delegacia e todas as medidas legais estão sendo tomadas”, explica.

Para inibir casos como este, a pasta realiza diversas iniciativas para o controle de natalidade dos cães e gatos, com as campanhas de castração e microchipagens, além de promover a adoção desses animais. O Setor de Bem-Estar Animal ainda está em constante diálogo com Organizações Não-Governamentais (ONGs) e protetores da cidade para oferecer uma rede de apoio e agilidade na resolução destes crimes.

Em caso de denúncias, os munícipes devem relatar a situação para a Ouvidoria Municipal por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo número 0800-774-2007. O telefone da pasta também está disponível: (11) 4745-2055.

Fonte: Prefeitura de Suzano

Você viu?

Ir para o topo