Centenas de cães e gatos que foram comprados no início da pandemia agora estão sendo covardemente abandonados em abrigos em toda a Austrália. O mapeamento foi feito pela Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), que alerta sobre a objetificação dos animais que foram usados como companhia durante o ápice da pandemia e agora estão sendo descartados porque as empresas retornaram as atividades presenciais e a vida social está sendo normalizada.
Os abrigos denunciam que até mesmo animais de raça de pequeno porte estão sendo abandonados. Um porta-voz da RSPCA afirma que uma das principais justificativas é que “muitos cães têm problemas comportamentais em que se sentiam desconfortáveis com pessoas e outros cães porque não eram socializados durante o bloqueio”. Centros de acolhimento de todo o país estão adotando a política de não receber novos animais e investir em campanhas educativas.
Um relatório feito pela Animal Medicines Australia aponta que 19% dos animais domésticos dos australianos foram comprados durante a pandemia. Em todo o país, há mais de 18.000 gatos em busca de um lar. Mensalmente, centenas de ninhadas são deixadas à própria sorte na portas de abrigos. A Austrália está perto de anunciar um problema de saúde público em razão do número de abandonos e da queda de adoções.