EnglishEspañolPortuguês

Abrigo para animais da USP pode ser desativado

27 de abril de 2010
5 min. de leitura
A-
A+

Nadja Bruno
[email protected]

Amig@s,

Este texto é longo, mas importante. Infelizmente, temos uma notícia muito ruim para dar a tod@s os que ajudam a tornar a vida dos peludos um pouco melhor. Como alguns sabem, o abrigo que ajudamos fica em local pertencente à USP. Para esclarecer como tudo isso começou, temos que voltar um pouquinho no tempo. Em 2001 foi criado pela USP um projeto para tentar solucionar o problema do crescente abandono de animais no campus. Os detalhes do projeto podem ser visualizados no seguinte site: http://www.usp.br/convive/

Criou-se então um abrigo para recolher os cães que viviam soltos no campus, com o objetivo de encaminhá-los para adoção (depois de castrados, vermifugados e vacinados). Alguns anos depois da criação do projeto, através de uma lista de discussão sobre direitos dos animais, ficamos sabendo da situação do abrigo da USP. Os cães precisavam de ajuda e, infelizmente, o projeto USP Convive ainda não conseguia trabalhar com uma capacidade adequada para atender as necessidades dos cães abandonados.

Agendamos então, entre os participantes da lista, um mutirão no abrigo, onde constatamos uma realidade dura para os cães e para a Beth, voluntária responsável pelos cuidados diários com os animais. Cientes de que a responsabilidade para se manter tantos cães era impraticável para apenas uma pessoa, criamos o Patinhas Online e começamos a trabalhar com os voluntários. A ajuda aos poucos começou a aparecer, através de apadrinhamentos e compra de produtos e, com esse dinheiro, os primeiros animais foram preparados para adoção.

Começamos a divulgar os peludos através do site, realizamos as primeiras feiras de adoção e mutirões e, aos poucos, começamos a ampliar o trabalho com mutirões de castração em comunidades carentes e trabalhos de conscientização da sociedade.

Hoje temos mais de 1600 voluntários cadastrados. Esterilizamos cerca de 900 animais em comunidades carentes – somente de 2007 até hoje. Doamos mais de 300 animais (sem contar os que foram doados antes da nossa participação).

Agora, o problema: hoje, ao chegar ao abrigo, a responsável pelos cães (Beth) foi surpreendida por um banner informando a desativação do abrigo. Assim, sem mais nem menos, sem aviso ou sequer nos informar se há algum projeto para um novo abrigo ou algo assim. Não sabemos o que vai acontecer, não temos idéia do que pretendem fazer com os cães. Por esse motivo enviamos este e-mail: precisamos de ajuda. De toda ajuda possível. Se pudéssemos, neste momento, encaminhar os 110 cães que lá estão para adoção, ótimo, o problema estaria resolvido. Mas não temos como fazer isso e novos abandonos certamente ocorreriam no campus. Então precisamos nos mobilizar para que o abrigo não seja desativado.

De início, precisamos das seguintes iniciativas:

– Caso alguém tenha contato com pessoas que trabalhem na imprensa, que nos passe esse contato ou que peça para a pessoa nos procurar para explicarmos toda a situação.
– Precisamos bombardear o e-mail da reitoria da USP. Pedimos que não sejam agressivos nestes e-mails, queremos apenas que o reitor tome conhecimento do impacto da desativação do canil. Por favor, nos copiem nos e-mails, para que tenhamos noção da mobilização (e consequentemente, possamos pressionar também). Modelo de e-mail (pode e deve ser alterado para os termos que julgarem convenientes, para que não escrevamos todos o mesmo texto decorado).

Destinatários: [email protected], [email protected], [email protected]
Título do e-mail: Desativação do canil
Modelo: Vossa Magnificência Prof. Dr. João Grandino Rodas
Tomei ciência da desativação do canil da USP através de uma placa afixada na Coordenadoria do Campus e venho através deste e-mail manifestar minha apreensão com tal desativação. Trata-se de um projeto bem sucedido, que com a gestão do USP Convive, o apoio dos voluntários do Patinhas Online e o endosso da USP, já conseguiu resolver o problema de mais de dois mil de cães abandonados no campus ao longo dos anos, além dos projetos de conscientização e campanhas educativas de guarda responsável. A extinção do projeto traria inúmeras consequências desagradáveis para a comunidade uspiana e para a sociedade como um todo, como o aumento no número de cães soltos pelas ruas, a transmissão de doenças tanto para outros animais quanto para pessoas e, principalmente, uma mancha na reputação dessa conceituada Instituição. Fora isso, gostaria de saber o que será feito com os cães que vivem lá. Peço que tal decisão seja revista em benefício não apenas dos animais, como também da sociedade.

Provavelmente teremos que fazer algum tipo de manifestação pacífica (passeata) para pressionarmos contra tal atitude absurda. Queremos ser recebidos e ouvidos – já tentamos por vários meios, sem sucesso. Manteremos tod@s informados sobre essa possível manifestação, mas precisamos que tod@s aqueles que possam, de alguma forma, se afastar de seus afazeres por algumas horas durante o dia, que estejam conosco quando isso ocorrer, porque mobilização de meia dúzia de pessoas não resolve, temos que mostrar nossa força.

A data para a possível manifestação está sendo estudada, tudo dependerá dos acontecimentos de amanhã. Outras instituições de ajuda aos animais estão sendo acionadas para nos apoiar, entretanto contamos essencialmente com vocês, que conhecem os peludinhos, que já ganharam uma lambida de algum deles, que já viram a alegria desses animais com o pouco que podemos fazer por eles – como um rápido passeio ou mesmo um banho frio!

Pensem em cada um deles antes de qualquer coisa. Pensem se realmente é impossível perder uma tarde de serviço para ajudá-los. Eles certamente fariam qualquer coisa por vocês.

Um abraço e muito obrigada,

Equipe Patinhas Online
www.patinhasonline.com.br


Você viu?

Ir para o topo