Por Regina Toledo (da Redação)
Organizações de Defesa dos Animais, com o apoio de outros setores sociais, civis e religiosos, peruanos e internacionais, apresentaram uma Iniciativa Legislativa de Cidadania, que pretende acabar com a exceção que permite touradas na Lei de Proteção Animal – Lei 27265.
Em conferência com a mídia, realizada na sexta-feira, 4 de novembro, às 12h, no Congresso da República, foi anunciada uma Iniciativa Legislativa de Cidadania apresentada por Peru Antitaurino, que agrupa a maioria das organizações animalistas do Peru.
Há algumas semanas, a ILC vem recolhendo as 60.000 assinaturas necessárias para impulsionar esta medida com o objetivo de que, como aconteceu em Catalunha ano passado, as touradas deixem de ser uma excessão na Lei que protege os animais.
Esta iniciativa será respaldada amanhã pelo Bloco Multipartidário pela Proteção dos Animais no Congresso da República, impulsionada por políticos contrários à atividades que projetam violência na sociedade peruana.
A iniciativa contará com apoio e presença de Leonardo Anselmi, ativista argentino que foi porta-voz da Campanha que conseguiu abolir as touradas em Catalunha, na Espanha, que entrará em vigor nos próximos dias.
Previamente à conferência com a mídia, os ativistas animalistas realizaram um ato de apoio a esta iniciativa política: trata-se de uma performance chamada “6inocentes6”, na qual seis pessoas se colocam no lugar do touro com bandarilhas em suas costas, exibindo de forma chamativa e estética, a dor e o sofrimento dos animais durante os espetáculos.
Esta performance foi apenas uma prévia da grande ação massiva “Lima Bandarilhas” que se realizou no sábado, onde dezenas de ativistas posaram ensanguentados para a mídia nacional e internacional.
No dia 6, domingo, o PeruAntitaurino convocou uma manifestação pacífica, que serviu como um chamado para a reflexão da sociedade peruana sobre a crueldade contra os animais, e sobre as virtudes humanas e valores sociais, como o respeito a natureza, a paz e a compaixão, que se encontram corrompidos com estas atividades.