EnglishEspañolPortuguês

DOENÇAS E ESTRESSE

Abandono: saiba como esse crime pode impactar na saúde dos animais

O abandono de animais é crime previsto em lei e pode resultar em até cinco anos de prisão.

23 de agosto de 2022
Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Ilustrativa / Pixabay

Maus-tratos e abandono de animais são crimes previstos por lei. Uma nova legislação foi sancionada em setembro de 2020 e aumentou a pena de prisão, que era de até um ano para até cinco anos para quem comete o crime. Mas para além da crueldade, o abandono tem impacto significativos na saúde dos animais. O trauma psicológico pode ser irreversível. E os riscos físicos também poderão afetar a vida do animal por um longo tempo, como explicou o médico veterinário Fernando Oliveira, ao site BNews.

“O animal que tem uma rotina dentro de casa, tem o seu espaço e a sua comida no horário certo para suprir suas necessidades, uma vez que é abandonado ele vai ter essa supressão. Ele pode comer algum tipo de alimento que não faça parte da sua nutrição e pode adquirir algum tipo de doença por causa de intoxicações”, alertou o especialista. Além disso, ainda de acordo com médico veterinário, os animais correm os riscos de desenvolver algum tipo de alergia, entrar em um quadro de estresse, ter problemas de pele e sofrer algum tipo de acidente.

Segundo Dr. Fernando, quando alguém identifica um animal abandonado, o primeiro passo é resgatá-lo e levá-lo a um veterinário para uma avaliação. “Porque eu já vi tutores abandonarem animais por eles terem algum tipo de doença”, disse.

“Por isso, o ideal é que ele passe por uma avaliação para ver se está isento de alguma doença que possa ser transmitida a outros animais que a pessoa tenha em casa ou alguma enfermidade que possa ser transmitida para o ser humano, que no caso seria as zoonoses”, detalhou.

Denunciar crime de maus-tratos é muito importante. Para fazer isso, basta ir à Polícia Militar da sua cidade. Por fim, o médico-veterinário ressaltou que a melhor maneira de se combater essas práticas é divulgando, conscientizando e mostrando que esses atos são criminosos e passíveis de detenção.

 

 

Com informações de: Bnews

 

Você viu?

Ir para o topo