EnglishEspañolPortuguês

Abandono de animais em abrigo causa problema de superlotação

18 de julho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana  (da Redação)

Foto: Reprodução/My Fox Houston

Em Houston, nos EUA, animais estão sendo descartados como lixo para um abrigo já superlotado. Em apenas um dia e meio, várias famílias entregaram mais de 200 animais à Agência de Regulação e Cuidado Animal (BARC), segundo informação do My Fox Houston.

Os números estão muito acima do normal. Ao mesmo tempo, o número de adoções tem permanecido o mesmo. O que tem provocado essa crise é a antecipação da época de procriação e muitos tutores irresponsáveis. As imagens são de partir o coração: caixas e mais caixas de animais indesejados e estressados. “Nosso abrigo foi construído para 550 animais, e hoje estamos com quase 680”, disse Charlene Lormand, gerente da BARC.

Esta semana, em dez horas 217 animais foram abandonados, a maioria ninhadas de gatos. “É o caos quando temos muitos animais. Eles vêm em caixas, sacolas e até em gaiolas de passarinho”, disse.

As razões pelas quais os tutores abrem mão de seus animais variam: porque eles se tornam muito grandes ou porque acumulam muitos animais em casa.

Mauricio Zepeda é o coordenador de resgate e abrigo da BARC. Ultimamente ele está está com muitos dilemas. “Todos os abrigos estão lotados e todos querem ajuda, mas não tem como”, explicou.

A BARC é obrigada por lei a recolher todos os animais que chegam. Para ajudar a liberar espaço, o abrigo reduziu a taxa de adoção. De sexta a domingo, cães e filhotes podem ser adotados por US$ 20 e gatos e filhotes por US$ 10. Todos estão castrados e vacinados.

Você viu?

Ir para o topo