Em tempo de férias muitos são os que têm tendência a abandonar os animais. Estes acabam por ser recolhidos por canis que os tratam e acolhem até serem adotados. Contudo essa tendência cruel tem diminuído na região de Beja, em Portugal. Antônio Afonso, secretário-geral da Resialentejo, disse à Rádio Pax que “as pessoas já estão tomando consciência do que é a defesa e o respeito pelos direitos animais”. Em maio passado registou-se também “um aumento no número de animais adotados”.
O Canil / Gatil Intermunicipal da AMALGA foi inaugurado há pouco mais de um ano e conta atualmente com cerca de cinquenta cães e gatos. O espaço tem uma capacidade para abrigar cerca de 100 animais e neste momento encontra-se com uma taxa de ocupação a rondar os 50%.
Também a Associação Cantinho dos Animais de Beja não tem registado um aumento de animais abandonados. Pelo contrário, têm-se verificado um aumento das adopções feitas, confirmou Ana Monteiro, presidente da Associação.
A Associação Cantinho dos Animais alberga neste momento cerca de 70 cães e gatos, num espaço com capacidade para cerca de 60.
Fonte: Rádio Pax