O abandono de animais é uma realidade preocupante no Brasil. Estima-se que cerca de 30 milhões de cães e gatos vivam nas ruas do país. Apesar da paixão dos brasileiros por animais domésticos, muitos ainda são deixados à própria sorte. O ato é considerado crime e pode resultar em penas severas.
Um exemplo positivo vem da história do cachorro Pingo, encontrado debilitado na zona sul de São Paulo pela personal trainer Beatriz Dias. Após tentar localizar o antigo tutor sem sucesso, ela decidiu adotá-lo definitivamente. Hoje, Pingo vive feliz com sua nova família e a parceira Granola.
Infelizmente, nem todos os animais têm a mesma sorte. Casos recentes mostram a crueldade enfrentada por muitos animais abandonados em locais como pet shops ou até mesmo lixeiras públicas. Em um incidente no Rio de Janeiro capturado por câmeras de segurança, um homem foi flagrado deixando seu cão amarrado fora de uma loja após alegar não ter condições para cuidar dele.
A lei brasileira considera o abandono como forma grave de maus-tratos aos animais. A pena inclui multa e reclusão que varia entre dois a cinco anos para os responsáveis pelo ato cruel.
Histórias tristes também surgem em outras partes do país; em Londrina (PR), uma mulher abandonou onze filhotes recém-nascidos em uma lixeira. Apenas um sobreviveu ao resgate feito pelos vizinhos alertados pela movimentação suspeita na rua.
Em Florianópolis (SC), outro caso chamou atenção quando um passageiro deixou sua cachorra no estacionamento do aeroporto após ser impedido embarcar devido ao tamanho inadequado da caixa transporte usada para viagem aérea. Ele acabou preso dentro da aeronave acusado de maus-tratos enquanto a cadela ganhou um novo lar através de um funcionário local sensibilizado pela situação.
Fonte: R7