EnglishEspañolPortuguês

DEZEMBRO VERDE

Abandono de animais aumenta no fim de ano; entenda importância da adoção

11 de dezembro de 2024
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

O número de animais abandonados por famílias cresce durante o período final do ano, em meio às viagens e comemorações, aumentando a superlotação em abrigos, segundo levantamentos de ONGs brasileiras. Por isso, em março deste ano, o Senado aprovou o projeto de lei 6.404/2019 que institui o “Dezembro Verde”, campanha para promover ações educativas sobre o abandono de animais, crime no Brasil desde 1998.

Uma pesquisa do Instituto Pet Brasil divulgada no início de dezembro mostra que mais de 201 mil animais estão sob a tutela de ONGs ou grupos de protetores independentes no Brasil.

Cerca de 4,8 milhões de cães e gatos se encontram atualmente em condições de vulnerabilidade, ainda segundo os dados do Instituto. A situação de vulnerabilidade é identificada nos animais que vivem sob tutela das famílias classificadas abaixo da linha de pobreza ou que vivem nas ruas, mas recebem cuidados de pessoas ao redor, como comerciantes ou moradores da região.

Em meio à superlotação de abrigos para animais, que costumam enfrentar desafios financeiros e estruturais para seguir funcionando, a adoção aparece como uma solução possível para que os animais ganhem lares permanentes.

Mesmo com números tão altos de animais vivendo na rua, o Brasil ainda representa o terceiro maior mercado de produtos para animais do mundo todo, demonstrando o interesse das famílias brasileiras em ter e cuidar de seus animais.

O Projeto de Lei que institui o Dezembro Verde ainda precisa da aprovação da Câmara dos Deputados para ser instaurado, mas a campanha já é promovida em todo Brasil por ONGs e empresas. Afinal, o Dia Internacional dos Direitos dos Animais é comemorado em 10 de dezembro.

Fonte: CNN

    Você viu?

    Ir para o topo